InformaçõesSaiba tudo sobre a Above Below.

Quem somos

 
Natividade Simões | Jornal Briefing | Jan 2001

Comunicação above e below

 

Gilson Lopes dirige a Above Below – Criar uma agência própria, à sua imagem e semelhança, é um sonho que qualquer publicitário ambiciona pôr em prática ao longo da sua vida profissional. Um sonho que o brasileiro Gilson Lopes viu concretizado depois de pouco mais de uma década ao serviço de multinacionais da publicidade. A agência que em 1995 nasceu como L&L Portugal Publicidade, deu origem à Above Below em Agosto de 99, um projecto que arrancou pelas mãos deste director de arte radicado em Portugal e ao qual se foi associando uma equipa de outros profissionais. Uma transformação que reorientou também o posicionamento da empresa. Enquanto L&L orientava-se para a prestação de serviços de criatividade às agências de publicidade passando posteriormente a ser requisitada também por pequenos e médios clientes essencialmente dos mercados de Lisboa e Sintra.
Com ambições controladas, já que se trata de uma estrutura pequena, a Above Below conquistou, no entanto, ao longo do último ano uma lista de clientes diversificada o que lhe permitiu criar um portfolio de trabalhos também ele multifacetado. Centrada essencialmente na prestação de serviços de comunicação e consultadoria de marketing, a Above Below não se assume como uma "hot shop", conceito actualmente tão em voga que aponta para empresas que se posicionam essencialmente como ateliers criativos. Enquanto responsável pela empresa, Gilson Lopes afirma que «a preocupação com o resultado do trabalho desenvolvido para o cliente é uma realidade que acompanha a concepção e realização de qualquer projecto». A este posicionamento junta ainda aquilo que define como o seu maior capital, a criatividade. Aliás, esta aposta resulta da própria experiência profissional do seu fundador que nos últimos anos passou por agências como a Ogilvy & Mather Direct, FCB, Wunderman Cato Johnson (agora Impiric) e pela Milénio.
Anúncios de imprensa para a Clayeux – Como a própria denominação deixa antever, a Above Below acaba por comportar uma diversidade de disciplinas da comunicação, quer as relacionadas com a publicidade tradicional (e veiculada nos media convencionais), quer as que se prendem com o marketing directo, patrocínios, merchandising, convenções de vendas, brochuras ou catálogos, todas elas sob a umbrella do above the line. Nesta óptica, a agência cruza os dois conceitos de comunicação dirigidos às massas e personalizada, ao aplicá-los nas melhores soluções para as necessidades dos clientes. «Acreditamos que o equilíbrio entre estes dois conceitos é o que se traduz em boa comunicação», salienta Gilson Lopes. E acrescenta que «a nossa missão é encontrar a melhor forma de comunicar, quer em termos de ideias quer de custos, o marketing do nosso cliente».
Para pôr em prática esta "missão", a agência adoptou uma forma de actuação em que predomina a orientação para o cliente e o acreditar que o marketing dos clientes deve ser orientado para o consumidor final, razões pelas quais aconselha o diálogo contínuo das empresas com o respectivos públicos.
Elysée é um dos clientes da agência. – No ano passado, o segundo de vida da agência, revelou-se proveitoso para a Above Below. Depois de conquistar as contas da Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear, a You Print Impressão Digital, Tivoli Forum e Elysée Joias, cliente do Porto, a agência concretizou, no final do ano, a mudança para novas instalações, bem como novas contratações quer para a área de contacto quer criativa.
Embora o crescimento já tenha sido uma realidade, a Above Below pretende continuar a ampliar o leque de clientes, com uma especial aposta no sector imobiliário onde a agência, como frisou o seu director-geral, tem alguma experiência ao trabalhar com alguns shoppings centers e empreendimentos imobiliários.
A actuação da empresa alarga-se também muitas vezes à colaboração com outras agências de publicidade em regime de outsourcing, às quais presta apoio quer na área criativa quer na produção de acções especiais. Foi o que aconteceu com o trabalho produzido para a Foote, Cone & Belding, um convite para a ExpoUrbe, com gravação personalizada, para o qual a Above Below ficou encarregue do packaging e da produção e onde contou com a sua associada francesa Vocal Pub para a tecnologia de som. Com a Milénio colaborou também na produção de um expositor promocional luminoso, concebido por esta agência para o cliente Seagrams. A prestação de serviços da Above Below estende-se também ao fornecimento de ilustrações para inclusão em folhetos, cartazes ou brochuras.
Como pequena estrutura que é a Above Below tem uma equipa reduzida. Gilson Lopes, para além de assegurar a direcção geral da agência, mantém a sua actividade de director de arte fazendo dupla com o redactor Amândio Cardoso, um brasileiro que também já passou por diversas agências no mercado nacional. Uma equipa criativa composta ainda por Francois-Pascal Barbier, executivo de produção e designer de projectos especiais, e Inês Frazão e João Coutinho Espínola na visualização.
O imobiliário é uma das apostas da empresa – O crescimento da agência e a consolidação de clientes e de trabalhos têm servido de incentivo para planos mais ambiciosos como deixa antever o seu director geral, ao afirmar que «não descartamos a participação, para breve, em concursos, porque já começamos a ter contas e trabalho na rua que o justifique», conclui.

 

 

Tweets
    © 2015 Above Below Comunicação e Marketing Lda. © 2011 Nova all rights reserved.